O mercado financeiro opera movido por expectativas e, recentemente, um relatório robusto publicado pelo BTG Pactual apontou para um cenário que beira a euforia institucional. A tese é de que a exposição dos investidores estrangeiros a ativos brasileiros e a participação em ações por parte dos próprios fundos locais estão em patamares baixíssimos. Apenas a normalização dessa alocação — retornando a médias históricas como as de 2020 — poderia injetar centenas de bilhões de reais no Ibovespa, promovendo a maior alta estrutural de capital externo da história recente da Bolsa.
No entanto, mergulhar de cabeça nessa euforia sem avaliar o contexto interno pode ser uma armadilha. Historicamente, fluxos gringos favorecem os "pesos-pesados" do índice, como Petrobras, bancos (Itaú e Banco do Brasil) e as gigantes consolidadas que o estrangeiro "sabe o nome". Mas há um gargalo político: o mercado precifica um cenário eleitoral perfeito que não é garantido. Além disso, a instabilidade global, os desafios fiscais do Brasil, e a complexa relação diplomática com as potências americana e chinesa podem atuar como freios.
O FLUXO PODE SER ENORME: O QUE ESTÁ POR TRÁS DA POSSÍVEL MAIOR ALTA DA BOLSA BRASILEIRA
As mesas de operação de São Paulo estão eufóricas com as perspectivas para a Bolsa de Valores, e grande parte desse otimismo foi balizado por um estudo minucioso publicado recentemente pelo banco BTG Pactual. A matemática apresentada no relatório foca em um princípio básico de mercado: as assimetrias históricas da alocação de recursos.
A MÍNIMA EXPOSIÇÃO LOCAL E O ABISMO DOS FUNDOS GLOBAIS
Atualmente, o investidor institucional local (fundos multimercados, fundos de pensão) está extremamente subalocado em renda variável. Cerca de apenas 8,9% de todo o capital administrado por esses fundos está posicionado em ações brasileiras, uma drástica retração em relação aos patamares de 15,2% atingidos no último ciclo de alta em 2021.
A dinâmica dos gestores de fundos de investimento explica parte desse recuo. Como as pesadas "taxas de performance" (normalmente de 20%) são cobradas apenas sobre aquilo que excede o CDI, um cenário de Selic nas alturas induz o gestor a preferir o porto seguro da renda fixa, já que alcançar o referencial da taxa básica de juros investindo no mercado acionário seria arriscado.
Mas e o dinheiro gringo? O relatório evidencia que os fundos de mercados emergentes globais enxugaram sua exposição ao Brasil para míseros 4,7%. A proporção do Brasil em fundos globais amplos não chega nem a 0,4%. Elevar a exposição local de volta aos 15% de 2020 significaria um tsunami comprador de R$ 528 bilhões. Uma pequena mudança na alocação global injetaria rapidamente outros R$ 300 bilhões na B3.
O BRASIL COMO "MARASMO" ATRATIVO
Enquanto o mundo lida com tensões comerciais, guerras na Europa e turbulências no Oriente Médio, o Brasil figura como um refúgio exótico, produtor gigantesco de commodities, distante dos mísseis e, fundamentalmente, previsível do ponto de vista do "marasmo" macroeconômico.
Contudo, para onde vai esse provável fluxo bilionário? Historicamente, o investidor internacional não faz apostas nas chamadas small caps. Ele mira a segurança das gigantes conhecidas. Dados consolidados mostram que 93% da compra líquida estrangeira converge diretamente para os ativos mais pesados do Ibovespa. Empresas como Petrobras (que ostenta um dos menores custos de extração de barril do mundo), grandes bancos (Itaú, Banco do Brasil e o próprio BTG Pactual), além de redes gigantes de varejo consolidado (Cyrela, Assaí), são os portos naturais para a atracação de centenas de bilhões.
A NUVEM NEGRA SOBRE O "MUNDO DA FANTASIA"
No entanto, apostar a vida e o patrimônio nesse relatório pode esconder uma armadilha fatal. O mercado financeiro muitas vezes age como se tivesse alucinações cognitivas ("buraco do coelho"), precificando cenários perfeitamente alinhados, estabilidade política irreal e responsabilidade fiscal divina.
O fato inegável é que o Brasil atravessa um momento estrutural de forte desafio fiscal, um governo precisando fazer malabarismo com o orçamento, além das pressões internacionais que sofremos nas negociações comerciais envolvendo os governos americano e chinês.
Por fim, vale ressaltar que a regra de ouro do investidor é o pragmatismo e a cautela. Um influxo brutal de dinheiro não elimina as carências estruturais da economia do país; ele apenas reavalia o prêmio de risco dos ativos. Para ganhar dinheiro, não baseie sua carteira em previsões eleitorais binárias ou obviedades do mercado de balcão. Baseie em teses, fundamentos inabaláveis, renda constante e proteção internacional diversificada. O "boom" na bolsa e o fluxo gringo, se ocorrerem, devem apenas multiplicar aquilo que o investidor ciente e preparado semeou durante a época da aversão a risco.
إرسال تعليق